sexta-feira, 2 de abril de 2004

Desenvolvimentos geo-estratégicos para a Ultima Guerra Mundial

os pequenos acontecimentos:

Igreja Ortodoxa Servo-Bósnia acusa NATO de "terrorismo"

"A Igreja Ortodoxa servo-bósnia acusou a NATO de "terrorismo", um dia depois da operação para deter o ex-chefe político dos servo-bósnios, Radovan Karadzic, que fracassou e deixou um sacerdote ortodoxo e o seu filho em coma."

A somar à destruição das igrejas ortodoxas no Kosovo e no ethnic cleasing de Sérvios. Um dia vão pedir ajuda à Rússia (como já fizeram originando a Grande Guerra).

O que lá foi fazer a NATO é o que gostava de saber. Quando a Rússia e a China começarem também a adoptar o princípio de intervenção em zonas perturbadas, vamos ver no que dá (aliás, foi o que fez a URSS no Afeganistão há uns atrás). O problema é a estratégia da NATO (US proxy) em estabelecer-se nas pequenas nações da sua esfera de influência natural e histórica.

A Nato deixou de ser defensiva e tira partido da situação de fragilidade (temporária) da Rússia e do low profile Chinês. Existem muitos sinais que os US se meteram na questão da Geórgia e que os Russos o sabem. Talvez a China veja a sua oportunidade no Taiwain.

Talvez numa qualquer pequena região do mundo se dê mais um rastilho por mais uma Guerra entre um qualquer bem a "democracia") e um qualquer mal (a reivindicação de zona de influência), e onde ninguém recua.

Sem comentários:

Enviar um comentário