terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Estado e Desordem


Por Ordem Executiva (de Roosevelt):

"Todas as pessoas são obrigadas a entregar até ao dia 1 de Maio de 1933 todas as moedas de Ouro, todo o Ouro em barra e em Certificados, ao Banco Central.

Pela violação da Ordem Executiva, a penalidade criminal é: 10 000 Usd ou 10 anos de prisão, ou ambas."

PS: O processo foi similar no resto do mundo. E foi assim que todos os Bancos Centrais acabaram por ficar na propriedade do ouro detido pela população.

Em troca, forneceram um papel sem representação a um rácio decidido politicamente, declarando a obrigatoriedade de o usar como a única moeda com curso legal e declarando como nulo o contrato civil que obrigava à devolução de Ouro pela entrega da nota ou levantamento de depósito (até aos fim dos anos 70 foi mesmo probida a posse de qualquer ouro amoedado).

Tomar conta da moeda permitiu ...

(para além de introduzir um elemento de "Matrix" à nossa realidade: nem ninguém se lembra já para que serve nem como desapareceu e a ciência económica acha que o processo, no fundo, foi natural...tipo evolução...)

...ao Estado financiar os déficits sem recorrer a aumento de impostos, e a este e aos Bancos dispôr do maravilhoso milagre da multiplicação do crédito sem que a poupança tenha lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário