sexta-feira, 30 de dezembro de 2005

Notícias de Espanha: avanços do Federalismo

Em Espanha, o assunto do dia é a discussao do "Estatuto".

El Pais:El PSOE y los partidos catalanes logran un preacuerdo sobre un tercio del Estatuto: Los negociadores consiguen avances importantes en materia lingüística y en el ámbito competencial.

Todos os domínios, quer o financeiro, legislativo, judicial, etc, estao em cima da mesa. Seja qual for o resultado final do momento, a reflexao sobre o Federalismo que deve interessar verdadeiramente aos Liberais - o interno/nacional - está a ser amplamente realizado em Espanha (uma busca com a palavra "estatuto" pode ser feita aqui).

A estratégia de Pujol, de primeiro consolidar a identidade da Catalunha pós-Franco, afastar-se dos erros Bascos, e ao mesmo tempo contribuir para a solidez do regime monárquico e democrático, e depois de forma cautelosa reivindicar o aprofundamento da autonomia, parece uma fórmula vencedora.

Quanto a Portugal só tem a ganhar com uma Espanha descentralizada (o pior dos perigos seria sim um deriva centralizadora), ficando assim com espaço "geoestratégico" para reflectir sobre um modelo português, que devido ás suas características próprias, tem de estar necessáriamente assente nos Municípios (o modelo das comunidades tem de continuar a avançar).

Sem comentários:

Enviar um comentário