"Robert E. Lee, uma das personagens mais interessantes do conflito e que escolheu o “patriotismo” do seu estado (Virgínia) em detrimento do dos EUA"
Na verdade Robert E. Lee escolheu o Direito da Secessão, que estava consagrado no princípio da Constituição Americana que como lembrou Reagan:
"All of us need to be reminded that the Federal Government did not create the States; the States created the Federal Government."
Mais correcto foi o comentário de leitor : "Guerra da Secessão"
"A propósito do post "Guerra Civil Americana" recomendo a leitura do Lincoln de Gore Vidal, bem como os outros volumes da série histórica, nomeadamente Burr e 1876". (Joana Gomes Cardoso)"
Gore Vidal, um left-libertarian, estrito tradicionalista no que concerne à leitura da sua Constituição, analisa criticamente a evolução da Républica que tal como Roma, se quer tornar num Império (outros meios e motivações, mas o percurso é o mesmo e o crescente cesarismo straussiano do poder executivo apoiado num consenso acritico do Congresso é apenas um sinal). Alguns distraídos pensam que Gore Vidal é algum europeu marxista anti-americano, mas na verdade é mais patriota e genuinamente americano do que muitos apressados ditos conservadores (neo).
Mas continuando: E assim fez Robert E. Lee, em detrimento não dos EUA mas da hipocrisia de Lincoln, que nunca foi um abolicionista (ao contrário de muitos da causa sulista como Spooner ou mesmo o Liberal CLássico Inglês Lord Acton que afirmou dramáticamente: "Therefore I deemed that you were fighting the battles of our liberty, our progress, and our civilization; and I mourn for the stake which was lost at Richmond more deeply than I rejoice over that which was saved at Waterloo"), mas sim pelo "Federalismo imposto na ponta da baioneta" - não é por acaso que é uma das referência dos pela "democracia imposta na ponta da baioneta".
É aqui adequado citar:
"We're not fighting for slaves.
Most of us never owned slaves and never expect to,
It takes money to buy a slave and we're most of us poor,
But we won't lie down and let the North walk over us
About slaves or anything else. "
Confederate soldiers in John Brown' Body, a book length poem by Stephen Vincent Benét
Sem comentários:
Enviar um comentário