Uma vez que a pergunta parece ter sido se "agree with the idea that America is the "evil empire" in the world. ", o resultado é apenas o esperado, porque o que podemos para já afirmar é que, o seu idealismo (o da actual corte intelectual que motiva a actual estratégia) de exportação de valores e sistemas, misturado com alegações de legitima defesa, é bem intencionado (às vezes tenho dúvidas, porque pelo caminho as mortes de uns quantos parecem ser tragédias imensas, as mortes de muitos apenas desafortunados colateral damages).
Nota: Aliás, em termos históricos todos os impérios tiveram as suas boas razões e até qualidades. A melhor qualidades de todas é que eram territoriais-comerciais e pelo exclusivo interesse "nacional", e não ideológicamente jacobinos (e libertação das massas) ao mesmo tempo que responde a anseios estratégicos de terceiros envolvidos em conflitos locais.
Creio que portanto, a pergunta está feita para o resultado obtido e nada mais. No fundo, todos temos esperança que a América, mais tarde ou mais cedo, e como sempre, saiba reconhecer que "enough is enough". Donald Rumsfeld, (felizmente, pouco dado a ideologias) assim parece dar sinais, e por isso mesmo, já está sobre o escrutinio da Kristol, Kagan & Co.
Se me é permitido especular, começa-se já a observar sinais de que os Democratas apoiam a continuação da lógica neocon e uma parte dos Republicanos a reconhecer o realismo dos custos morais e financeiros.
Talvez, para supresa apenas de alguns, possamos vir a reassistir ao tradicional bom convívio dos Neocons com os Democratas pelo intervencionismo moral e humanitário. Afinal, foi de lá que vieram.
Sem comentários:
Enviar um comentário