Segundo dizem as notícias, reuniram-se ontem no Convento do Beato, cerca de 600 "jovens empresários, gestores e académicos ligados à economia" para um compromisso com Portugal. Fizeram muito bem!
Apesar de não se perceber muito bem qual o seu verdadeiro objectivo (como escreve hoje em crónica Eduardo Moura aqui), de não terem (aparentemente) dito nada de muito novo, e apesar de na realidade muitos deles não serem propriamente jovens (muitos estão na casa dos 50, o que não tem nada de mal, apenas não se percebe porque é que a comunicação social teima em considerá-los "jovens"), eu acho que fizeram bem em reunir-se e discutir as suas propostas para Portugal.
Ontem nos telejornais não faltou quem classificasse as suas propostas de "neoliberais". Mas lá veio um dos principais promotores muito rapidamente recusar tal classificação: "não tem nada de neoliberal; antes pelo contrário, trata-se de muita consciência e solidariedade social". Faz-me lembrar o nosso Primeiro-Ministro há uns meses atrás... Continua a existir o papão do neoliberalismo, e nem os empresários admitem sequer que lhes atribuam tal classificação. Deus lhes livre!...
No entanto, apesar de tudo, acho que vale a pena dar uma vista de olhos ao site que construíram, e às suas apresentações - aqui. Afinal de contas, e ao contrário do que eu esperava, há mesmo um que parece ter propostas realmente liberais (ou neoliberais, se quiserem, tanto faz): o Professor Fernando Adão da Fonseca. Nota positiva para a sua apresentação. Vale a pena dar uma olhadela. Esperemos que as suas propostas tenham algum eco junto dos decisores políticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário