sábado, 7 de janeiro de 2006

A cegueira moralista

Shi'ites: US Appeasing Insurgents

Que mais evidências são necessárias para ler que a invasão, mudança de regime, construção exógena da democracia, tende apenas a mudar as relações de poder? Os "Shiitas" percebem que a democracia joaga a seu favor. O Irão aplaude., Os Kurdos também. Pelo caminho alguns mais distraidos - espera-se - talvez percebam o quão artificial foram os Estados desenhados pelos Impérios que ganharam a Primeira Grande Guerra (na Europa conduziu à Segunda Grande Guerra, porque entre outras coisas, proibiram a livre determinação de 10 M de Alemães de se reunirem à Alemanha, o que contrariava os 14 pontos de Woodrow Wilson - facto aproveitado por Hitler).

Hoje o pretenso moralismo internacional e o uso do termo "terrorismo" serve para ofuscar qualquer raciocínio tranquilo. "Levar" a "democracia" aos povos resume-se a maior parte das vezes a operar a mudanças nas relações de poder estabelecidas.

No Iraque é mais do que evidente que os "Shiitas" receberam a mudança de regime de braços abertos como forma de acabar com o domínio Sunita (os mais seculares e tolerantes). Os "aliados" mais uma vez, numa história que já dura à 100 anos, estão a induzir alterações com resultados imprevisiveis. (como o fizeram com Versailles e depois com o apoio cego a Estaline e a derrota total do Japão).

Desde que o louco Woodrow Wilson inventou o internacionalismo democrático e moralista (na verdade era mais anti-monárquico do que pela democracia, ambos os regimes, Alemanha e Austria tinham já instituições democráticas, agora o que Wilson impôs foi o fim do Kaiser e o fim do Império Austro-Húngaro, e na Rùssia foi o que se viu) que o mundo caminha na vertigem. E não existe História, nem realidade que o faça desanimar. Na verdade, A Direita abraçou-o amplamente.

Wilson que sonhou com a Liga das Nações como o inicio de uma Nova Ordem, submeteu-se aos impetos dos impérios vencedores, Roosevelt, que sonhava concretiza esse sonho com a ONU, submeteu-se e ao resto do mundo a Estaline. Hoje, é pela democracia que o mapa da médio oriente se enocontra em risco de ser desenhado, mas com efeitos preversos e imprevisiveis. Saddam nao oferecia perigo militar? As mentiras mais infames (capacidade de ataque em 45 minutos? Cogumelos nucleares em cidades dos EUA ?) são facilmente engolidas por causa das boas intenções - tal e qual os comunistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário