terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Proliferação Nuclear e Teoria dos Jogos

Pode um país produzir combustível à base de urânio? Pode, porque até o Tratado de Não-Proliferação, que é um entendimento voluntáriamente assinado pelos países participantes, e que não conta com a presença de Israel. ("O Irão reivindica o direito de produzir combustível à base de urânio de acordo com os artigos 1 e 4 do Tratado de Não-Proliferação, do qual é signatário.") o permite.

Portanto, o que está em jogo?

1. Proibir (por quem e sob que base) a produção de armas atómicas?

2. Ou proibir a produção de energia nucluear, que o próprio tratado permite, com a desculpa (não prevista no tratado) que pode vir a ser usado para armas nucleares?

3. Mas isso não implica impedir qualquer país de construir centrais nucleares? Ou só os democráticos (mas o Irão será, na zona, um dos menos afastados da democracia)?

4. O actual poder do Irão não reconhece o Estado de Israel, isso é certo, mas existem dezenas de situações de não-reconhecimento de actuais "status-quo" (Gibraltar? Olivença? Palestina?).

5. A verdade é que o combate agressivo à não proliferação incentiva exponencialmente a proliferação. E o início de actos de guerra contra a produção de energia nuclear, tende a acelerar mais esse incentivo.

6. Lembram-se da Teoria dos Jogos?

Sem comentários:

Enviar um comentário