quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Lucro Puro

Não sei já repararam mas ainda hoje a noção de lucro é ainda algo incómoda, mas é precisamente na produção intelectual que o lucro mais se aproxima de ser infinito e puro. Quando um produtor de arte, música, software, etc vende o seu produto com sucesso , qual a taxa de lucro? Quase infinito porque quase não existiu investimento.

E porque serão estes que em média, não só têm dos direitos de propriedade real uma noção relativa (enquando as cópias de música na internet serão ..."roubo puro e simples", como já ouvi de um artista nacional) como são capazes de condenar (ou perto disso) os lucros comparativamente limitados (na verdade os lucros tendem a corresponder apenas a um juro sobre o capital investido) das grandes empresas cujo investimento é elevadíssimo e o risco envolvido também?

PS: Adicionalmente são as grandes empresas que maiores beneficios trazem ao consumidor genérico. Um nova lâmina de barbear precisa de investimentos totais de investigação e produção de por exemplo 100 Milhões de Usd, e isto para beneficiar todos os consumidores da alta tecnologia a "preços de super-mercado" e... ainda dar lucro (poupança entre receitas e custos que permite investimento adicional).

Sem comentários:

Enviar um comentário