terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Paises em desenvolvimento

Via Público: "O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, considerou hoje, em Davos, "anormal" o actual fluxo de financiamento dos países de economias emergentes para os países desenvolvidos.(...)

"O capital deve fluir dos países desenvolvidos para os que estão em desenvolvimento, porque são estes que precisam de mais investimentos", disse Chidambaram, acrescentando que se a situação actual se mantiver os Objectivos do Desenvolvimento para o Milénio para 2015 não serão cumpridos."

O "capital" flui para onde no mínimo consegue ser preservado. Ninguém ganharia, incluindo os próprios paises em desenvolvimento, que fosse de outra forma. Claro que parte do problema pode ser a cleptocracia organizada dos países em desenvolvimento e ajudados humanitáriamente, necessitar de "alocar" o produto da sua extorsão.

No fundo da questão é que o Estado Moderno falhou miseravelmente em muitas zonas do globo (e não é por muitas não serem democracias), seria preferivel a atomização política, com unidades étnicamente homogéneas, em vez de grandes Estados-não-Nação mal desenhados, e condenados ao ruido introduzido nas relações de poder político das tensões multi-étnicas-culturais.

Na base social, está a ausência de incentivos, ou melhor, a impossibilidade de acumulação de capital e divisão do trabalho, com base na familia e indivíduo, e quanto muito a comunidade local, o único factor de crescimento da civilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário