Num tempo sem padrão ouro, o deficit ou superavit da balança de pagamentos não representa a saída ou entrada de ouro - curiosamente, nos dias do fiat paper money, a saída de ouro do país (exportação de ouro) significa a entrada de divisas (fiat paper money de outros países) e portanto contribui positivamente para a balança!!Precisamente o contrário do que era nos bons tempos da moeda ouro.
Analisando a balança de pagamentos dos EUA, o deficit significa apenas que o mundo investe em termos líquidos na sua economia.
Mas nos dia de hoje existe um fenómeno adicional que se materializa, por exemplo, no facto de com a queda do dólar assistirmos a intervenções massivas de BC na Ásia, emitindo (fabricando) grandes quantidades a sua moeda para comprar dolars e divida pública americana, tentando travar a sua (do dólar) desvalorização. Pode-se assim afirmar que parte do deficit da balança de pagamentos americano está a ser sustentado pela inflação monetária produzida pelos BC de países terceiros. o Fed emite dólars, o governo federal emite divída pública, outros BC emitem as suas moedas para comprar dólars e dívida pública (e chamam a isto capitalismo!).
Tudo aponta para a entrada num ambiente geral inflacionista.
Sem comentários:
Enviar um comentário