terça-feira, 16 de março de 2004

Isolamento

Em a "tentação do isolacionismo"

"4. Winston Churchill esteve muito tempo sozinho contra aqueles que, no seu país, pensavam que era possível apaziguar Hitler, oferecendo-lhe uns bocados da Europa, e preservar por essa via o "magnífico" isolamento das Ilhas Britânicas e do seu império. Sem a sua teimosia, o nosso destino tinha sido outro. Roosevelt teve de esperar por Pearl Harbour para levar os americanos a perceber que o seu destino se jogava, também, na Europa, contra o nazismo. "

1º A Hitler foi oferecido os territórios que retiraram à Alemanha e Austria em Versailles (tratado que o Congresso Americano recusou por duas vezes). Como já disse, temos sempre um problema sério quando se oferecem boas causas às pessoas erradas.

2º Roosevelt não teve de esperar por nada. Sendo reeleito com a promessa de não intervenção, começou a actuar sem neutralidade inconstitucionalmente (só o Congresso pode declarar guerra) e provocou o Japão impondo um bloqueio petrolifero por causa da sua presença na Manchúria (claro que o Império Britânico estava presente em todos os cantos do mundo - não estou a fazer avaliação das suas virtualdiades, apenas a constatar).

3º A Churchill deve-se a liderança na defesa do seu amado Império Britânico (e por este, incluindo aumentá-lo, fez questão em entrar na Grande Guerra). Mas este ruiu imediatamente a seguir e o mundo ficou com o Soviético/Chinês nas mãos contra o qual terá dito "We killed the wrong bastard".

Sem comentários:

Enviar um comentário