Todas as grandes guerras americanas tiveram a mão de democratas:
Woodrow Wilson e a Grande Guerra (uma intervenção desastrosa a favor da democracia que acaba em fascismo e comunismo um pouco por todo o mundo e a WWII).
Roosevelt (para além de ter introduzido a social-democracia e um federalismo centralizado, nos EUA, fez tudo para a entrada do Japão no conflito, e deu-nos Estaline - e a este metade da Europa - como aliado e Mao como consequência).
Harry Truman (depois de decidir usar WMD sobre civis japoneses a bem de uma vitória total não negociada, vai para a Coreia tentar evitar as consequências do Japão ter sido destruído como potência regional e tampão contra o comunismo),
Kennedy e Lyndon Johnson (mais aprofundamento da social-democracia federal e mais um guerra evitável: o Vietname).
Já os Republicanos:
o General Eisenhower obrigou à retirada do ataque Israelita, Francês e Inglês do Suez e cunhou o termo, avisando do perigo do seu crescimento, do "complexo militar-industrial".
Reagan retirou as tropas do Sul do Líbano após um atentado (ganhou a reeleição passados 2 meses) e acima de tudo, conseguiu que a Guerra Fria acabasse sem um confronto militar.
Quanto ao Isolacionismo:
Foi um termo cunhado pela Esquerda para deturpar o pensamento a favor da neutralidade e prudência quanto ao internacionalismo que sempre fez parte da tradição fundacional americana (claro que hoje, ser pro-americano é em tudo ser pro-w.Wilson-roosevelt-truman-johnson e os herois de esquerda do neo-conservantismo, ele próprio com origem na esquerda).
Sem comentários:
Enviar um comentário