quarta-feira, 3 de março de 2004

O Big Brother da "Saúde Pública" e ainda os Contrabandistas

"Relatório Venda de Produtos Farmacêuticos na Internet Está a Aumentar

São cada vez mais os "sites" que vendem, sem qualquer controlo, produtos farmacêuticos contendo substâncias de receita médica obrigatória, assinala o relatório anual do Órgão Internacional de Controlo de Estupefacientes. Para facilitar a acção judicial, recomenda-se que esta prática passe a ser crime nas legislações nacionais. TEXTO "

Depois no texto o título é mesmo: "Tráfico de Produtos em Farmácias Virtuais Aumentou ", Por CATARINA GOMES.

A mentalidade de que tráfico é tudo o que a inflação legislativa se lembra de criminalizar mesmo os mais elementares actos de escolhas individuais...com a desculpa que é para proteger os próprios e não para proteger a oligarquia da classe médica.

Também me lembro da perseguição aos Contrabandistas (pelo menos aqueles que ofereciam produtos honestamente adquiridos, mas proibidos por leis proteccionistas): na verdade foram os percursores da União Europeia e os grandes defensores do Comércio Livre, a expensas próprias, correndo riscos elevados, muito mais meritório do que os intermináveis fóruns internacionais de burocratas a tecer as malhas de uma liberdade de comércio "regulada" e "vigiada", quando não decidir sanções (por vezes punindo populações que já vivem sobre tiranias), ou ainda por causa do dumping social, da protecção da propriedade intelectual, da necessidade de proteger a agricultura (precisamente a que mais afecta so países mais pobres), etc. Neste caso, como em muitos outros, mais contrabandistas significa mais liberdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário