"O processo de descentralização que prevê a criação de áreas metropolitanas (grandes áreas metropolitanas, comunidades urbanas e comunidades intermunicipais) está a criar divergências no Governo (...)
Barreiras Duarte (antigo presidente da distrital de Leiria do PSD) tem-se desdobrado em entrevistas à imprensa regional, lançando avisos de que os municípios do Oeste, pelo facto de se terem agrupado numa comunidade urbana, terão mais dificuldades do que os de Leiria - cuja comunidade será menor em tamanho e população - em levar para a região os serviços da administração central. Diz mesmo que o Oeste continuará a depender de Leiria, prevendo que tenha de acabar por se unir à região polarizada pela actual capital de distrito."
O melhor da descentralização é a livre iniciativa livre associação livre separação de cada município. Este processo necessita que o poder central se abstenha de tomar iniciativas e até de fazer juizos de valor sobre esta ou aquela opção. Também necessita de paciência por um lado, mas confiança que no médio longo prazo, os resultados serão mais positivos, porque voluntários e por negociação. E mesmo que surjam "casos", devemos deixar que estes sejam resolvidas pelo tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário