"No Catalaxia, humildemente defendemos que Portugal soberano, nacional e nacionalista, não só não faz sentido, como é uma ideia desfasada de qualquer aproximação à realidade em que vivemos. Menos ainda se a essa ideia identitária quisermos fazer corresponder a categoria sociológica da «nação portuguesa»."
Meu caro, mistura Nação com Estado e o que não faz mesmo sentido é o Estado seja Nacional, Federal ou Mundial. Nação é uma noção cultural com toda a validade, temos a nossa família, a comunidade, a Nação, também temos raças, etnias, religiões, formas de viver e morrer, e um dia seremos todos seres humanos até aparecerem seres de outros planetas ou universos.
O que não pode acontecer é deixarmos o Estado substituir-se à Nação, como se um fosse o outro e para com isso ter a (falsa) legitimidade de impor (democraticamente ou não) coisas (impostos, serviços, redistribuição, legislação, guerras não defensivas, etc) a bem da Nação. Muito menos os Estados dos outros. E muito menos o Espanhol (que por acaso está aqui mesmo ao lado - que tal alguns darem um passeio sem retorno?).
Sem comentários:
Enviar um comentário